quinta-feira, 16 de outubro de 2014

HISTÓRIA:

                             Humberto de Alencar Castelo Branco

era cearense, de Fortaleza, veio ao mundo no dia 20 de setembro de 1897. Entrou para a carreira militar e em 1962 ele foi elevado à classe de general-de-exército. Nos anos de 1963 e 1964 exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército e foi um dos que contribuíram para instituir o golpe militar que destituiu o presidente João Goulart em 1964.
Período presidencial - O governo de Castelo Branco foi marcado pela criação de um aparato legal que procurou legitimar o progressivo endurecimento do regime. As sucessivas manifestações de oposição ao governo resultaram em intervenção em sindicatos, extinção de entidades de representação estudantis, invasão de universidades, detenções e prisões indiscriminadas. Para muitos, a saída foi o exílio. Uma das primeiras medidas do governo foi o rompimento de relações diplomáticas com Cuba, assinalando a mudança de orientação da política externa brasileira, que passaria a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos.

Em 1938 Castelo Branco foi promovido a capitão, em 1943 promovido a tenente coronel, em 1958 a general, em 1962 a general do exército e finalmente em 1964 a marechal da reserva, quando em 15 de abril assumiu a Presidência da República. No discurso de posse declarou que iria apurar as denúncias de violência e dar um basta à tortura. Que devolveria o poder aos civis num prazo de pouco mais de um ano. Mas seu mandato foi prorrogado, em julho de 1964, por uma emenda constitucional, devendo estender-se até março de 1967. Foi casado Com Argentina Viana Castelo Branco com quem teve dois filhos.
Castelo Branco quando capitão, cursou a Escola Superior de Guerra na França. Quando tenente coronel estagiou no Fort Leavenworth War School nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial foi chefe de seção de Operações da Força Expedicionária Brasileira, na Itália.
Castelo Branco morreu em 18 de julho, quando o avião do Exército em que viajava, chocou-se no ar com um Jato da FAB (Força Aérea Brasileira).

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

FILOSOFIA:


   1= Luc Ferry indica dois motivos pelos quais todos deveriam estudar pelo menos um pouco de Filosofia. Quais são eles?

  2= Em que sentido estudar a história da filosofia é diferente de estudar a história da ciência?

  3= Por que é válido comparar a história da filosofia com a história da arte?


Respostas:

1= O primeiro é que, sem ela, nada podemos compreender do mundo em que vivemos. É uma formação mais esclarecedora,mais ainda do que a das ciências históricas.

2= Aprender a viver, aprender a não temer em vão diferentes faces da morte, ou simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas das Antiguidade grega. A mensagem delas merece ser ouvida, pois, diferentemente do que acontece na história
das ciências, as filosofias do passado ainda nos falam.

3= Desse ponto de vista seria preferível comparar a história da filosofia com a das artes, e não com a das ciências: assim como as obras de Braque e kandinsk não são 'mais belas' do que de Vermeer ou Manet, as reflexões de kant ou Nietzsche sobre o sentido ou não da vida não são superiores nem,alias, inferiores ás de Epiteto, Epicuro ou Buda. Nelas existem proposições de vida,atitudes em face da existência, que continuam a se dirigir a nós através dos séculos e que nada pode tornar obsopletas.